LavagemA lavagem pode ocorrer de 2 em 2 dias, desde que o cabelo não seja oleoso. Quando o cabelo é oleoso, a lavagem deve ser feita diariamente. Neste processo, o shampoo escolhido deve ser adequado ao seu tipo de cabelo, procurando aqueles com pH fisiológico (em torno de 5,8), sem sal, evitando ao máximo o ressecamento do cabelo.
Para lavar, deve-se primeiro molhar os cabelos com água morna (nem muito quente, nem muito fria), desembaraçá-los grosseiramente com as mãos. Aplica-se nos cabelos, desde o couro cabeludo até as pontas, uma pequena quantidade de shampoo. Massageia-se suavemente toda a extensão dos fios, pode deixar a espuma por alguns segundos, e enxagua-se abundantemente após isso. Retira-se o excesso de água com uma toalha para que seja aplicado o condicionador.
É interessante que semanalmente seja feita uma lavagem com shampoo anti-resíduos. Este tipo de shampoo tem um pH maior, e é mais agressivo aos fios. Porém, ele retira todas a sujidade e os resquícios de tratamentos adquiridos durante a semana.
CondicionamentoApós lavar os cabelos, retirar o excesso com uma toalha, chega a hora de condicionar. Para isso, o cabelo deve ser dividido em mechas, e o condicionador, aplicado em pequenas quantidades, mecha a mecha. É importante lembrar que o condicionador não deve ser aplicado no couro cabeludo, para evitar oleosidade da raiz. Após a aplicação, é importante massagear suavemente e constantemente cada mecha. A massagem é o segredo para o sucesso do condicionamento. Deixar o tempo de pausa, que geralmente é de 1 a 3 minutos. Adicionar aos cabelos uma pequena quantidade de água morna e emulsionar (massagear até que se verifique a formação de uma espuma fina). Enxaguar abundantemente, sem economizar água. O enxágue é importante para que os cabelos não fiquem opacos, oleosos ou pesados.
Tratamentos específicos
Semanalmente, é importante realizar o tratamento específico para o seu tipo de cabelo, com máscaras de tratamento intensivo. Essas máscaras são cremes que possuem princípios ativos em alta concentração e em pequenas partículas, para que a penetração nos fios seja otimizada. A máscara pode ser utilizada no mesmo dia que o shampoo anti-resíduos, pois este abre as cutículas dos fios, facilitando a penetração. Além disso, as máscaras selam as cutículas, recuperando os fios do processo de limpeza profunda. O uso das máscaras não difere muito do procedimento com o condicionador: após lavar, retira-se o excesso de água com uma toalha; aplica-se a máscara mecha a mecha, massageia-se bem, deixa agir pelo tempo de pausa (varia conforme o produto, de 5 a 20 minutos), emulsiona e enxágua.
Finalização
Após a lavagem e condicionamento, é importante a aplicação de um creme do tipo leave-in (condicionador sem enxágue). Se sua opção de secagem é com o secador de cabelos, é importante o uso de um leave-in que seja protetor térmico, evitando assim a perda da umidade pelo calor. Os cremes leave-in evitam o frizz, os arrepiados, e deixam os cabelos mais macios e fáceis de pentear. Além disso, reduzem a carga de eletricidade estática dos fios e evitam que eles arrebentem no ato de pentear.
Ao realizar escova, é importante desembaraçar os fios antes com um pente largo, secar previamente os fios, usar um creme defrizzante termoativado ou um ativador de escova e proceder com a escovação. Ao final, pode-se aplicar um spray intensificador de brilho para otimizar o resultado.
Se for proceder o alisamento com prancha, é importante secar bem os cabelos e proceder com uma escova rápida. Aqui também é importante o uso de cremes protetores térmicos antes do alisamento e reparadores de pontas após o alisamento. Vale lembrar que deve-se evitar passar a chapa várias vezes na mesma mecha. É preferível selecionar mechas finas, passar a prancha com movimentos lentos e constantes, evitando repetição.
Além de tudo isso, é muito importante a escolha de produtos de qualidade, que tenham eficácia, cosmeticidade e que não sejam agressivos para os cabelos nem para a saúde. Durante o desenvolvimento deste blog, eu publicarei as críticas dos produtos que eu conheço e já testei, evidenciando os prós e contras de cada um.